terça-feira, 5 de abril de 2011

Aprendendo e ensinando através dos jogos

Jogar, brincar é bom mas isso pode ficar melhor ainda quando nós mesmos construímos o material ou até mesmos as regras...
Veja este jogo...  fizemos uma votação e o nome escolhido foi:

Jogo do maior e do menor


1º  Entreguei uma folha branca dobrada em 16 partes e outro pedaço  com 4 partes

2º  Com giz de cera coloriram o verso do cartão


3º  Após colorirem, recortaram nas marcas da dobradura


4º  Cada criança  registrou nos cartões os números e suas respectivas quantidades. Ah!  cada número aparecerá em dois cartões ou seja, cada criança terá 20 cartinhas. Segue exemplo :


5º Confeccionamos um envelope (para guardar)  e fomos jogar:

      -  Como jogo da memória;
      -  Embaralhamos as cartas e depois dividimos igualmente  entre os 4 integrantes do grupo; Em ordem, cada um coloca no centro (no chão) uma carta, quem colocar a maior carta fica com todas as outras (do chão). Ganha quem tiver mais cartas.
     -  Cada um com as suas cartas devidamente embaralhadas e divididas (grupos de 2): Eu tiro uma carta do meu adversário e ele tira uma do meu baralho. Ao mesmo tempo, devemos mostrar nossas novas  cartas , quem estiver segurando o maior número, ganha as duas (que estão na mão)
     -  Pode-se variar usando assim o menor número

Agora imagina quanta coisa legal podemos explorar.!.!.!

2 comentários:

  1. Oi seu blog é muito fofo, concordo plenamente com a abordagem por meio de jogos, brincadeiras e músicas que envolvem a criança de uma forma dinamica e fazem com elas aprendam mais rápido. Sou professora de ingles e também estou compartilhando meu conhecimento online, adoraria ajudar a divulgar seu blog na minha página, se tiver interesse me escreva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia! Adoraria que divulgasse meu blog na sua página. Gostaria de retribuir, no entanto, não sei como pois fiquei muito tempo sem postar nada e preciso aprender um pouco mais sobre esses recursos. Vou pedir ajuda e logo logo farei! Abraços!

      Excluir